Desenvolvimento da Capacidade Criadora

Este livro foi lançado em 1947, seu autor Viktor Lowenfeld, através de sua obra deixa como legado para a educação, o entender do desenvolvimento infantil, através das produções artísticas que estão interligadas entre o crescimento, o desenvolvimento e a criação, desse modo à relevância da arte na estruturação da personalidade humana.

Lowenfeld demonstra a sua preocupação e dedicação com a infância, especificamente com o desenvolvimento e os interesses das crianças, revela a sua concepção de criança, isto é, o mais precioso bem da sociedade.  E esse bem precioso carece de um sistema educacional, onde a primazia seja o equilíbrio entre o pensamento, o sentimento e a percepção da criança.

Para que tais objetivos estejam do mesmo modo desenvolvidos, a educação escolar tem que abranger em seu currículo a educação artística como parte eficaz do processo educativo, pois, o ensino de artes contribui para as necessidades emocionais, bem como auxilia a distinguir as dificuldades e os avanços dos educandos, tal fato é elucidado por Lowenfeld, ao exemplificar a diferença entre um individuo criador e flexível e outro carente de soluções íntimas e com problemas em formular relações com o seu meio.

Ao selecionar, interpretar e reformular os elementos, a criança produz mais que um desenho ou uma escultura. Ela harmoniza em sua produção parte de si própria. As suas criações acomodam o seu pensar, o seu sentir e a sua maneira de ver o seu meio. Desse modo, a educação artística passou a ser reconhecida como disciplina importante do currículo nas escolas.

Baixar os seguintes textos:

Fase das garatujas

 Primeiras Tentativas de Representação

A Conquista do Conceito da Forma